"Se cada vida é uma melodia, escrevo aqui os meus acordes."

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A internet e o compartilhamento de conhecimento


       Nada mais justo que falar, no primeiro post, sobre a tecnologia sem a qual esse projeto nunca seria possível. A internet é sem dúvidas o maior facilitador para compartilhamento de informações já inventado. E nela existem muitos projetos focados na disseminação do conhecimento, sendo este blog mesmo fruto de um deles.
     Neste post quero falar sobre algumas dessas ferramentas aplicadas ao aprendizado.

Wikipedia:


      A wikipedia por si só é, sem dúvidas, o maior acervo de conhecimento coletivo da história da internet. Ali, conhecimento é compartilhado por qualquer pessoa disposta a passar um pouco do que sabe, e justamente por isso ela abrange um escopo muito amplo de assuntos e com certa profundidade dependendo do tópico pesquisado.
     Ela é muito útil para conseguir uma informação rápida sobre autores, músicos e outras figuras públicas famosas. Ela também se mostra extremamente boa para se buscar informações de matemática e programação. E com certeza é acurada para outros assuntos que eu não costumo pesquisar – sobretudo a versão em inglês – sendo assim uma fonte muito boa e sempre disponível para conhecer um assunto novo ou tirar alguma dúvida.


MOOCs:

Massive Online Open Course

      Um MOOC, que significa curso online e aberto para o público – Massive Open Online Course – é um curso geralmente em plataformas dedicadas a isso (como Coursera, edX, Khan Academy e outros) aberto para qualquer um e com videoaulas, exercícios et cetera.
      Eles são uma oportunidade incrível para se aprender sobre qualquer assunto que você tenha interesse ou necessite aprender. O conteúdo é mais aprofundado do que o que você acharia em uma enciclopédia, então o público alvo é outro: geralmente um tempo significativo é gasto fazendo esses cursos e certo esforço é necessário para completá-los no total.
     Mesmo assim os pontos positivos são muitos, os cursos são geralmente gratuitos, bem completos e com uma comunidade de alunos autodidatas que estão fazendo o curso junto com você. Alguns oferecem até mesmo certificados que, dependendo do propósito para o qual você está fazendo o curso pode ser de grande valor.


E outros:

 
MIT Open Course Ware


      Os MOOCs e a Wikipedia são só dois exemplos de sites que podem ser usados no aprendizado, entretanto, em qualquer área de interesse, você com certeza vai achar sites cheios de informações onde você pode aprender o assunto.
       Quando eu tive meu primeiro interesse em aprender a programar, o recurso que encontrei foi o MIT Open Course Ware, plataforma onde a universidade americana disponibiliza material de algumas aulas que são lecionadas. Usei as videoaulas e o livro indicado no sylabus para aprender a teoria e fiz os exercícios para fixar. Eu com certeza não aprendi como um aluno tendo aula presencial, mas eu também com certeza posso dizer que agora eu sei programar.
       Isso vale para todas as áreas, se você tem interesse em psicologia, artes, computação, ... Mesmo em português existem recursos como o Veduca e canais no Youtube. Certamente existe algum site ou forum pra você na internet, só é preciso procurar e aproveitar toda a gama de possibilidades que a internet nos proporcionou para o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário