"Se cada vida é uma melodia, escrevo aqui os meus acordes."

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Hello World!

Logotipo original do blog

    Olá, neste primeiro post gostaria de contar um pouco quem eu sou, bem como o que é o blog, de onde surgiu a ideia e minhas aspirações com ele. 
 
    Sempre gostei de computação. Sempre gostei também de aprender, e foi isso que me levou a entrar em contato com programação, eletrônica e finalmente engenharia elétrica. Hoje sou graduando do curso na universidade estadual de campinas (UNICAMP).
    Apesar disso sempre gostei de história, filosofia, artes e humanidades em geral, e essa foi minha maior motivação para criar um blog. Sempre gostei muito de ler e de desenhar, e vejo nesta página uma oportunidade de fazer mais disso que eu gosto. Aprender a escrever, tentar me expressar e poder compartilhar tudo isso.

    Em outras palavras o blog apenas um projeto de alguém que despretensiosamente espera construir um lugar onde possa documentar o que ele é, o que ele foi e o que ele pretende ser um dia. 

    A ideia do título do blog surgiu tanto pela ambiguidade da palavra acordes - musicais ou o verbo acordar - que sugere tanto conteúdo relacionado à arte, quanto conteúdo relacionado à elucidação (no caso do blog, conhecimento em geral). Mas também após eu assistir este vídeo(ou áudio) de Alan Watts argumentando contra a visão da vida como uma jornada, que casou muito bem com minha visão e portanto algo que eu gostaria de passar pras pessoas neste projeto.
    Eu ainda não li nada do autor do áudio (apesar de ter vontade de ler), e não sei de que contexto o áudio foi tirado, então eu não estou apoiando nenhuma ideia geral do autor e nem da obra da qual o áudio foi tirado, mas sim do áudio específico em si, particularmente da minha interpretação dele.
    A ideia expressa de que a vida deve ser vivida em cada momento, sem um objetivo final, como uma melodia que é tocada. Na melodia o músico não tem a finalidade de chegar a um lugar específico, nem quem a dança o tem, o objetivo de uma música é a música em si própria.
    Assim, a vida não deve ser vista como uma jornada rumo ao sucesso profissional ou abundância material, onde um dia você se aposentará e aproveitará o lugar de prestígio onde você chegou. Mas sim deve ser vivida a cada momento, sem o objetivo de se chegar a algum lugar, pois cada momento importa e não há um objetivo único final. O importante não é onde se chega, mas como se vive.

    Tendo em vista essa visão de que a vida de cada um é como uma música, venho escrever neste blog os acordes que compõem a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário